28.7.09

LETRAS EM MOVIMENTO

Chico Pereira, diretor da série sobre os escritores de Santa Catarina.

Uma série documental inédita será produzida pela Academia Catarinense de Letras sobre os maiores nomes da literatura de nosso Estado. Uma produção audiovisual com formato moderno e envolvente, preparada para ser uma obra de ampla difusão. Idealizada para subsidiar o estudo, a apreciação e o estímulo a leitura da produção literária realizada em Santa Catarina , a serviço de escolas e pessoas interessadas em nossa literatura.

Autores consagrados - clássicos e contemporâneos - serão desvendados através de uma linguagem apoiada em roteiros atraentes, instigantes e reveladores, com cruzamento de análise crítica com a revelação da vida e da obra dos homens de letras do nosso estado, seus ideários e relevância para a arte da escrita.

A maior antologia visual já realizada sobre a cultura literária catarinense numa série de documentários que, na primeira fase do projeto que será produzido este ano, conta com a participação dos seguintes escritores:

Salim Miguel
Silveira de Souza
Júlio de Queiroz
Francisco José Pereira
Flávio José Cardoso

A Academia Catarinense de Letras será responsável pela distribuição dos DVDs da série “Letras Catarinenses” para a rede estadual de ensino, empregando, desta forma, os recursos artísticos audiovisuais que atendem a democratização do ensino e da informação que norteiam este século.


FICHA TÉCNICA

Título da série
LETRAS CATARINENSES

Formato
DOCUMENTARÍSTICO

Conteúdo
DOCUMENTÁRIOS SOBRE A VIDA E A OBRA
DE ESCRITORES CATARINENSES

Composição
CINCO DOCUMENTÁRIOS

Duração
30’ MINUTOS

Produto final
COLEÇÃO EM DVD

Produção
CAPTAÇÃO E EDIÇÃO EM HDV
(HIGH-DEFINITION VÍDEO)

“Letras Catarinenses” é produzido por Chico Pereira, da Conceito Comunicação e Idéias, realizador e produtor de documentários para SESCTV (canal a cabo, NET São Paulo) e diretor de programas de TV. Há sete anos em Florianópolis, realizou diversos programas de cultura, documentários e institucionais para a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, SESC-SC, Tribunal de Justiça do Estado e trabalhos para produtoras da cidade.

É também diretor e roteirista de três documentários do programa “Santa Catarina em Cena” (RBS-TV-2006/2007). Dirigiu “Martinho de Haro, a Cidade Reinventada”, documentário para a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes em 2007 e “Cruz e Sousa, o poeta simbolista do Brasil”, para a Secretária de Estado da Cultura, Turismo e Esporte em 2008.

Neste mesmo ano ganhou o concurso DOCTV IV, do Ministério da Cultura e realizou o documentário “Audácia”. Atualmente é co-diretor do programa CURTADOC, veiculado pelo SESCTV nacionalmente, um programa dedicado a produção de curtas-metragens e também prepara a série “Terra de Faróis” para o “Santa Catarina em Cena 2009”, a ser exibida ainda neste ano. Mais detalhes no site da Conceito Comunicação e Idéias.

Nenhum comentário: