4.7.10

.

Corpo de Verzola
vai ser cremado

Mensagem de Olsen Jr.
*

Engenho de Dentro

entrega camisetas

*
Daniela diz NÃO ao estaleiro
*
DESACATO NO AR
http://desacato.info/

Surge a Rede Popular
Catarinense de Comunicação


*

Igreja de Santo Antônio de Lisboa (3.7.2010). Foto: Celso Martins.

*

ADEUS A ALÉCIO VERZOLA


Amigos e familiares se despediram na manhã de domingo (4.7) do veterano militante Alécio Verzola, falecido no sábado (3.7) em Florianópolis-SC. Depois da solenidade religiosa foram feitos alguns discursos emocionados, como o do professor Gerômino Machado, que depositou uma bandeira do antigo PCB sobre o caixão. Depois o corpo foi levado do Cemitério do Itacorubi, onde ocorreu o velório, para Balneário Camboriú-SC, onde será cremado.

As cinzas devem ser jogadas na praia do Araçá (Pinheira, Palhoça-SC). Na semana passada, quando apresentou uma ligeira melhora, Verzola foi ao Mercado Público de Florianópolis adquirir três varas de pesca. Pretendia usá-las no Araçá. Alécio residia em Sambaqui com a esposa Eliete Motta e o filho Vitor Motta Verzola.



Gerônimo ao lado de dona Maria Verzola e outros familiares.

*

Mensagem de Olsen Jr.

Celso, meu caro, salve!

Sempre ouvi falar do Alécio, através do Valdir Alves, bem diga-se de passagem...

Conheço pouco da história do "Partidão" em SC, mas é valorosa, apenas por esse "pouco" que conheço...

Minha solidaridade a você que escreveu aquele belo livro que tive o prazer e o dever de editar "Os Comunas"...

Meu abraço forte a você e a família do Alécio Verzola, e podem crer, pela retidão com que levou a sua vida e seu idealismo, perdemos outro grande companheiro...

Sou obsecado por gente que leva uma vida coerente com suas ideias, lembro do Prestes... Lembro do Olsen com essa mania de querer "ser" escritor desde os 13 anos... Dose! Logo num país cheio de gente vazia...

Até!

*

MORREU O COMPANHEIRO?

Mais uma vez morreu
o companheiro.
Quantas vezes
morreu esse companheiro?

No olhar da injustiça,
no escárnio da truculência,
no abandono da ausência,
muitas vezes morreu esse companheiro.

Mas nunca o mataram!
Nem quando o calaram

na mordaça.
Nem quando o dobraram
na tortura.
Nem quando o negaram
no calabouço.

Era desses que morrem
muitas vezes
e muitas vezes retornam
porque a história exige.

E o companheiro sempre respondeu:
- Presente!
Morreu o companheiro?

(Olsen Jr)
*
ENGENHO DE DENTRO
ENTREGA CAMISETAS

Manoel Candido da Luz e Vardeli Lima com a diretora da escola.

A Sociedade Carnavalesca de Sambaqui - Bloco Engenho de Dentro acaba de entregar 107 camisetas a alunos da escola municipal Marcolino José de Lima. Eles serão entregues às crianças que não têm condições de adquirir seus uniformes, conforme levantamento realizado pela própria direção escolar.

"Buscamos interagir cada vez mais com os interesses e necessidades das comunidades de Sambaqui e Barra do Sambaqui", explica Manoel Candido da Luz (Marreco). "Assumimos o compromisso de adquirir as camisetas escolares para essas crianças e assim que ficaram prontas efetivamos a entrega", destaca. "Como diretor desta Associação Carnavalesca, aproveito para manifestar meus agradecimentos aos demais diretores que sempre encontram-se sensíveis a iniciativas sociais, além da festa carnavalesca".

"Marreco" também agradece ao Sambaqui na Rede "por tudo o que já fez em benefício do Bloco Engenho de Dentro".

*

DANIELA DIZ
'NÃO'
A ESTALEIRO




Quase 85% das 135 pessoas que votaram no plebiscito realizado sábado (3.7) no Pontal de Jurerê/Daniela, se manifestaram contra a instalação do Estaleiro OAX em Biguaçu, mas que vai afetar toda a Baía Norte de Florianópolis. A contagem da votação organizada pelo Conselho Comunitário do Pontal de Jurerê (CCPontal) aconteceu no início da noite. Dos 135 votantes, 114 disseram não ao empreendimento (84,45) e apenas 21 optaram pelo sim (15,55%).





Apuração dos votos na sede do CCPontal.

*
NA REDE

Operando. Fotos: Angelita Brandão e Celso Martins.

O lançamento da nova fase do portal Desacato, coordenado pelo jornalista Raul Fitipaldi, marcou também a apresentação da Rede Popular Catarinense de Comunicação, uma alternativa ao império do monopólio da mídia em Santa Catarina. O evento aconteceu no último sábado (3.7) na sede da Associação Cultural Baiacu de Alguém, em Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis-SC).

Na ocasião foram projetados o audiovisual Escala Catracha (abaixo) e o filme De um golpe, Honduras. O pano de fundo de tudo isso foi a partida entre Alemanha 4x0 Argentina e um bem preparado estrogonofe de frango, musicado pela excelente performance ao vivo da banda Somato.

O Sambaqui na Rede saúda o surgimento o novo portal Desacato e o início da construção da Rede Popular Catarinense de Comunicação e se integra ao esforço de comunicação social alternativa que abrange o continente latino-americano.


*








*
Banda SOMATO

*
*
*





*

Editorial
DESACATO

Depois de quatro anos de expansão continua do nosso portal chegou o momento de transformá-lo em um instrumento de comunicação mais ágil, renovado e eficaz, tanto para o leitor como para nossos valiosos cronistas. As modificações que estamos fazendo abrangem nosso aspecto, nossa imagem e as ferramentas imprescindíveis para um relacionamento mais equilibrado com nossos leitores. O novo desacato.info terá uma diagramação mais acessível e mais prática para localizar a temática. Também contará com um espaço para a opinião dos nosssos leitores depois de cada artigo ou crônica, assim como de um contador de leituras realizadas. Isto permitirá ao conselho editor medir diariamente a aceitação, o aporte ou a dissidência dos leitores frente as posições vertidas por nossos colaboradores, para ir conformando um perfil mais amplo, mais diverso e mais preciso do nosso portal. Isto é pensado também como uma forma de intercâmbio e relacionamento entre cada colaborador e seus leitores.

Devemos enfatizar que a amplidão não significa diluir ou rebaixar alguns dos pressupostos básicos do nosso projeto de comunicação. Desacato é e seguirá sendo uma proposta anticapitalista em todos os aspectos. Portanto, não é um espaço aberto a opiniões dos exploradores ou seus serviçais. Eles já tem os grandes meios de comunicação. Nossa voz é e seguirá sendo a da classe que vive ou pretende viver do trabalho, sem diferenciar se se trata de trabalho físico ou intelectual. Ou seja, uma voz para todos aqueles que o capital explora, margina ou empobrece. [...]

Conselho Editor
http://desacato.info/

*

Escala Catracha
Homenagem ao titular do Sambaqui na Rede


Nenhum comentário: