23.7.10

.

PESCANDO ATUM


Caros,

Estreia neste sábado, dia 24, às 12h00, o documentário 40 DIAS DE EMBARQUE, um trabalho sobre pesca oceânica. A produção foi realizada para o projeto SC EM CENA veiculado pela RBS TV. Trata-se de um diário de bordo pessoal, relatando uma aventura que roubou 40 dias da minha vida em alto mar.

Um ponto no tempo para entender outro mundo.

O segundo capítulo irá ao ar no sábado, dia 31, no mesmo horário.

Um abraço,
Chico Pereira


*

40 DIAS DE EMBARQUE

“A vida é o que fazemos dela.
As viagens são os viajantes.
O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos.
E, nós somos apenas um lugar.”
(Trecho da narração de 40 DIAS DE EMBARQUE)


A CONCEITO COMUNICAÇÃO E IDEIAS apresenta uma série de dois programas sobre o universo da pesca oceânica. 40 DIAS DE EMBARQUE é uma obra lírico-visual sobre um ofício milenar, a autêntica aventura empreendida por barcos pesqueiros em alto mar. Um diário de bordo verídico. O registro de uma longa viagem a milhas da costa do nosso Estado.

Tendo como pano de fundo uma das atividades econômicas mais importantes de Santa Catarina - a indústria da pesca - o documentário revela o cotidiano vivido por tripulações de atuneiros.

A locação em terra é a cidade de Itajaí. Não há nada de incerto nas partidas.

Já os dias em alto mar. É, o que veremos.

Levados por estas embarcações, a equipe de filmagem se depara com uma das pescarias mais singulares já realizadas em todos os oceanos: a pesca do atum. Na tela a operação de fisgar o peixe, seus segredos, perícia e destreza. Feitos que parecem impossíveis. A partir dos relatos de dezenas de pescadores, acompanhamos estas vivências: adversidades, lutas e emoções. Momentos regidos sob o esplendor do sol e a fúria de tempestades. Um dia a dia marcado por paisagens deslumbrantes e encontros fascinantes com a natureza, como o encontro com golfinhos e enormes cardumes de atuns, predadores ativos de sangue quente. A pescaria é uma verdadeira caça, onde o anzol é a arma utilizada. O barco acumula, em sua árdua trajetória, toneladas de pescados, fisgados um a um, no braço. Iremos voltar com mais de cento e sessenta mil quilos de atuns.

A captação de imagens opta pela linguagem fotográfica, ilustrativa, em que a composição de quadros é realizada com o movimento de câmera em panorâmicas curtas e tomadas de ângulos fechados.

Com um caráter profundamente introspectivo, 40 DIAS DE EMBARQUE é um mergulho em nossas consciências, que só a solidão e o tempo em espaços infinitos propiciam.

A ambientação sonora do documentário, com trilha sonora original, é pontuada pela inserção de textos em linguajar inspirador que expandem os significados dos depoimentos coletados. É neste ponto que o trabalho surpreende: ao propor um resgate documental com ênfase numa narrativa puramente poética, inspirada em textos de Fernando Pessoa.

Para o tele-espectador do SC EM CENA, um ponto no tempo para entender outro mundo.


Chico Pereira. Foto: Vera Sayão.

*

Imagens da aventura

Fotos: Marco Nascimento e Chico Pereira.







*

CONFIRA

Anistia Internacional:
Taser, uma tortura
institucionalizada

Por Paulo Onésimo Minardi Pereira

Dossiê em defesa da liberdade de expressão e pela suspensão definitiva do uso da arma de choque elétrico utilizada pela polícia militar de Santa Catarina. Leia em DESACATO.

*

CIC, 1984:
Última apresentação
do Grupo Engenho



Um comentário:

Anônimo disse...

Sem comentários, só saudades.

Valeu Celsinho.

Roberto Martins