3.7.09

Instituições têm interesse
no acervo do jornal O Estado


O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Ihgsc), o Instituto Carl Hoepcke, a Casa da Memória/Fundação Franklin Cascaes e o Arquivo Histórico de Florianópolis, podem receber a qualquer momento o acervo do jornal O Estado, desde que seu proprietário, o empresário José Matusalém Comelli, decida efetuar a doação. A disposição foi revelada hoje à tarde (sexta, 3.7) durante sessão aberta da comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Florianópolis, por iniciativa do vereador Jaime Tonello. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara.

Max Müller, superintendente do Instituto Carl Hoepcke, revelou que a instituição vem solicitando há três anos a guarda do acervo, “pois tínhamos conhecimento de problemas de conservação”. O Instituto mostrou disposição de receber o acervo por doação, “mas não veio resposta até agora”, disse Müller, reafirmando a disposição de abrigar o patrimônio.
Por outro lado, em reunião da diretoria do Ihgsc na última quarta-feira (1º.7), o presidente Carlos Humberto Corrêa encarregou Müller de procurar o empresário José Matusalém Comelli e reafirmar que a instituição continua interessada no acervo. Há cerca de dois anos, o Ihgsc tentou a guarda da documentação, mas não conseguiu.

A reunião teve a presença da deputada estadual Ângela Albino (PC do B) e dos vereadores Márcio de Souza (PT), Jaime Tonello (DEM), Ricardo Camargo Vieira (PC do B) e Renato Geske (PR), dos presidentes do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Rubens Lunge, e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo, e de Débora Almada, secretária da Associação Catarinense. Os representantes dos órgãos e entidades que se habilitam a receber o acervo, e antigos funcionários do jornal O Estado, também compareceram.

O tom geral das intervenções foi de busca de entendimentos com o empresário José Matusalém Comelli. A comissão criada no final dos trabalhos se reúne no início da próxima semana e seus integrantes vão tentar fazer contato com o proprietário do jornal O Estado. Também vão procurar a 28º Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Florianópolis, onde tramita um Inquérito Civil Público desde 2005. Outros detalhes no site da Câmara Municipal.


Reunião começou com exibição do vídeo do jornalista Ozias Alves
Júnior, do Biguaçu em Foco, denunciando o abandono do acervo.


Max Müller: Instituto Carl Hoepcke e Ihgsc tentaram
obter a guarda do acervo mas não obtiveram resposta.


Jaime Tonello, vereador que sugeriu a reunião ampliada da
Comissão de Educação da Câmara Municipal realizada hoje.

Deputada Angela Albino e o presidente da Fenaj Sérgio Murilo.

Max Müller, superintendente do Instituto Carl Hoepcke.

Um comentário:

J.L.CIBILS disse...

Algumas perguntas que nao tem resposta.
Porque nao fizeram isto a mais tempo? porque?
Porque tem que ter um pouco de baixaria pra tomar vergonha? porque?
Porque, só agora as entidades deram o ar da graça, posando de baluartes da defesa do patrimonio?
porque?
Poruqe?
Porque?
É muita Porrrr--caria.