14.7.09

Projeto Cidade Contada
revive as Festas do Divino

Festa do Divino no Centro de Florianópolis.
Foto: Acervo Fundação Franklin Cascaes.


Por Dieve Oehme

Com a leitura pública do texto “A romaria da Trindade”, do poeta simbolista Cruz e Sousa, escrito em 1887, e do artigo “É tempo da divina Festa do Divino”, assinado pela professora Lélia Pereira Nunes, o projeto Cidade Contada promoverá um diálogo sobre a importância dos festejos regionais na memória afetiva do município. A promoção, que tem apoio do Ministério da Cultura (Minc), será realizada nesta terça-feira (14/07), às 19h, na Casa da Memória, dentro das comemorações do aniversário da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

O projeto Cidade Contada tem como objetivo fazer com que a memória urbana e cultural da cidade seja revisitada e debatida. Além da reflexão sobre as paisagens do município, costumes e memória da cultura local, o projeto visa promover a aproximação entre o público e o autor convidado.

Junto com a leitura dos contos são também realizadas projeções de material audiovisual (fotos, músicas ou documentos históricos do acervo da Casa da Memória) referentes ao tema enfocado pelos textos. O evento acontece uma vez por mês, numa promoção da Casa da Memória / FCFFC.



Sobre Lélia Pereira da Silva Nunes

Nascida em Tubarão, Lélia Nunes é socióloga, com mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além de pesquisadora da cultura popular catarinense, é presidente da Fundação Cultural Aníbal Nunes Pires, diretora de Relações Internacionais da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, conselheira titular da Comissão Nacional de Folclore e integrante do Conselho Estadual de Cultura.

Lélia Pereira da Silva Nunes foi superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e atualmente é diretora do Conselho Científico do Portal das Comunidades Açorianas do Governo Regional dos Açores. Tem diversos artigos e livros publicados, e assina o Blog Comunidades no site RTP-Açores, Rádio e Televisão Portugal-Açores.

Sobre a Festa do Divino Espírito Santo

Festa do Divino em Tubarão-SC. Foto: Acervo Lélia Nunes.

Comemorada durante as Festividades de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação popular que une a espiritualidade e o folclore, para agradecer ao Espírito Santo os dons e graças recebidas durante o ano anterior. Em Santa Catarina, a festa acontece em mais de 50 municípios que tiveram a influência açoriana. Com seus símbolos e rituais, a festa apresenta um conjunto de eventos que se articulam entre si, envolvendo cerimônias religiosas e ritos sacro-profanos.

O evento, realizado desde o século 18, varia conforme a tradição de cada comunidade, mas em geral abrange novenas, tríduos, missa solene com coroação, Te-Deum e bênção; procissão do séquito imperial e folguedos populares; apresentação de bandas, shows musicais, bailes, barraquinhas, bingos, leilões e foguetório; périplo da Bandeira do Divino – no período que antecede a festa e sua presença emblemática em todas as cerimônias.

Festa do Divino no Pântano do Sul (Florianópolis).
Foto: Acervo Fundação Franklin Cascaes.



Serviço

O Quê: Projeto Cidade Contada – Literatura e Espaço Urbano
Tema: Festas do Divino

Quando: terça-feira (14/07) – 19h

Onde: Casa da Memória / FCFFC
Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro
(48) 3333-1322

Quanto: gratuito

Um comentário:

lelia disse...

Amigo Celso
Muito obrigada pela divulgação do Cidade Contada e do meu trabalho.
O auditório da Casa da Memória foi pequeno para abrigar ao público que ocorreu ao convite da Fundação Franklin Cascaes.
Fiquei feliz por poder partilhar com jovens,professores,amigos e escritores o trabalho que tenho me dedicado nos últimos anos e muito emocionada com a leitura impecável do Dennis Radunz do texto sobre as Festas da Trindade do poeta Cruz e Sousa e o meu texto. Foi um momento muito lindo.
Na oportunidade,peço ao amigo a gentileza de anotar que não faço parte do Conselho Estadual de Cultura. Fui Conselheira e Secretaria Geral do mesmo entre os anos de 1999 e 2002.
O abraço e a minha estima sempre
Lélia